Você sabe qual é a estratégia de vendas da empresa onde trabalha? Ou, se o seu negócio é próprio, você tem ideia de qual rumo está tomando? Criar metas e formas para alcançá-las é tão importante quanto conhecer seu produto e seus clientes.
Saiba que novos negócios e até mesmo empresas consolidadas no mercado precisam de um planejamento estratégico para dar certo! O plano de vendas faz parte desse pacote, pois traz um direcionamento à equipe responsável por conquistar os consumidores.
Empresas do segmento varejista têm uma preocupação ainda maior com o setor comercial. Portanto, os gestores elaboram planos de ação com objetivos e prazos relevantes para o faturamento total da companhia.
O plano é como um mapa
Por se tratar de um documento direcionado à otimização de processos na empresa, o plano de vendas pode ser considerado um mapa para a gestão comercial.
Uma vez desenhado pela liderança e acordado com a equipe, os colaboradores podem seguir as metas com olhar para o negócio e para os objetivos em comum com a empresa.
Nesse tipo de planejamento são consideradas também as métricas adotadas para monitoramento dos resultados. Dessa forma, todos os envolvidos com o processo de vendas sabem a situação atual e onde pretendem chegar.
Conheça o produto e a concorrência
Conhecer o produto é o primeiro passo. Entenda a fundo o que sua empresa comercializa. Se necessário, consulte departamentos técnicos e de produção para saber detalhes do produto e como é produzido.
Essas informações podem ser a base para uma boa negociação com fornecedores e clientes. Então, não fique com dúvida. Leia sobre o setor que atua e entenda o produto que você vende.
Em seguida, pesquise os produtos similares feitos pela concorrência. É fundamental conhecer a posição da sua empresa no mercado.
Além disso, saber como os concorrentes apresentam o produto vai ajudá-lo no momento da venda. Ou seja, quanto mais informações você tiver do seu produto e da concorrência, como preço, benefícios e desvantagens, mais pontos você tem a seu favor na negociação com os compradores.
Relacione os pontos importantes
Para começar o planejamento, você pode fazer uma lista de ações, considerando os itens do seu objetivo principal. Coloque as informações abordadas pela equipe, faça ajustes e compartilhe com o grupo antes de iniciar as atividades.
Acredite: a troca de experiências vai auxiliar no desenho de um novo plano. A equipe pode pensar em conjunto quais são as dificuldades e os desafios encontrados na hora de oferecer seu produto. Dessa maneira, vão refletir juntos e perceber quais são as melhores soluções para a empresa.
Analise seu histórico de vendas
Verificar os resultados anteriores também pode ser um norteador das próximas ações. A tomada de decisão por parte dos gestores envolve normalmente a análise do cenário atual, assim como as situações vividas pela empresa.
Da mesma forma, a equipe de Vendas pode revisitar as atividades realizadas anteriormente e checar os resultados obtidos. Por isso, é importante levantar pontos positivos e questões a serem resolvidas. Somente a partir dessa análise surgem as necessidades de melhorias no negócio.
Busque entender as mudanças na vida das pessoas de acordo com aspectos globais. Como o comportamento do cliente muda ao longo do tempo, você precisa adequar seu produto e serviços para atender às novas demandas.
Não basta pensar apenas em conquistar mais clientes, tenha em mente a necessidade de manutenção da carteira que possui.
O bom relacionamento com os consumidores e seu atendimento por diferentes canais contam na qualidade de entrega e, consequentemente, nos resultados e na receita.
Consulte o plano quando necessário
Fique atento se seu plano contém todos os tópicos abordados e reflita se tem mais algum aspecto a incluir. Deixe o documento por perto para consultar no decorrer do ano.
Portanto, recorra ao plano quando precisar se lembrar de alguma ação. Além disso, permita que sejam feitos ajustes, conforme as oscilações do mercado em que atua.
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Afinal, aperfeiçoar suas competências garante uma melhor gestão da sua empresa e seu crescimento no mundo dos negócios. Reveja seu planejamento e invista em você também!