• A Instituição
    • Nossa História
    • Nossos Pilares
    • Estrutura Organizacional
    • Números e Resultados
  • TCC Gamificado
  • Depoimentos
  • Blog
  • Conteúdos
    • Benefícios
    • Estilo de Aprendizagem
    • E-books Gratuitos
    • Conteúdos Gratuitos
    • Livros
    • Pesquisa e Estudos
    • Teacher´s Lab
    • Vídeos
    • Capacitacoop
  • Portal do Aluno
  • Contato
LABFIN.PROVAR-FIA
  • MBA e Pós-graduação
  • Curta Duração
    • Formação de Broker nos Mercados
    • EaD Curta Duração
    • Valuation
    • Psicologia para não Psicólogos no Ambiente Organizacional
  • In Company
  • Parceiros
Escolha uma Página

Ranking Ibevar – FIA 2020: descubra o que torna uma empresa admirável para os consumidores

set 9, 2020 | Varejo | 0 Comentários

O Ranking Ibevar - FIA é a única premiação do varejo brasileiro com foco nas impressões de quem mais importa: o consumidor

O Ibevar – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo e o LABFIN.PROVAR – FIA realizam, no dia 22 de setembro de 2020, a 11ª edição do Ranking Ibevar – FIA.

2020 tem sido um ano desafiador para as empresas e os profissionais do varejo. Por isso mesmo, mais do que nunca é importante reconhecer o trabalho daqueles que se destacam no mercado, especialmente a partir da perspectiva do consumidor.

Pela primeira vez em formato online devido à pandemia do novo coronavírus, o Ranking Ibevar – FIA 2020 tem como patrono (in memoriam) o fundador do Grupo Guararapes, Nevaldo Rocha, que dá nome à edição deste ano.

Excelência em Imagem

Contemplando 17 segmentos do varejo de bens e serviços, trata-se do primeiro e mais amplo estudo sobre as operações do setor presente no Brasil. Ele se baseia em três grandes pilares: faturamento, eficiência e imagem.

Este último aspecto é o que mais diferencia o Ranking Ibevar – FIA de iniciativas similares. Isso porque é o único ranking do varejo brasileiro com foco nas impressões de quem mais importa: o consumidor.

Através de uma técnica conhecida como Processamento de Linguagem Natural e de recursos estatísticos (Amostragem e Data Mining), o ranking revela quais são as empresas mais admiradas do varejo em segmentos como hiper e supermercados, eletroeletrônicos e moda.

Isso é possível graças à coleta e análise de mais de 4,5 milhões de comentários postados espontaneamente pelos consumidores em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, levando-se em conta, também, o volume de pesquisas em motores de busca como o Google e dados de consulta à Wikipédia.

Ou seja, mapeia-se toda a rede para uma análise focada na positividade e negatividade do conteúdo gerado pelos consumidores nos meios digitais.

“É muito comum que o consumidor fale das empresas na web. Através da metodologia adotada pelo ranking, é possível captar o real sentimento daquele consumidor em relação a uma dada marca. Isso porque não é feita uma pesquisa, através da qual o cliente racionaliza tal relação. A avaliação, então, se dá de uma forma muito mais segura”, comenta a professora e diretora executiva do Ibevar, Patricia Cotti.

Assim, a partir dos dados coletados e analisados, dá-se uma nota às empresas, ranqueando-as na comparação com a concorrência.

As empresas mais admiradas do varejo pelos colaboradores

Além do seu formato online, a edição 2020 não só contempla as empresas do varejo mais admiradas pelo público no ano anterior, mas também traz uma novidade: o ranking das melhores empresas varejistas para se trabalhar a partir das impressões de equipes e colaboradores.

Tal ranqueamento é feito a partir das métricas disponibilizadas pelo LinkedIn e das avaliações de colaboradores na plataforma Glassdoor, seguindo metodologias similares àquelas utilizadas na categoria Excelência em Imagem.

Benchmarking para as empresas varejistas

Ao contemplar diferentes vertentes relacionadas às operações varejistas (faturamento, eficiência, imagem, avaliação dos colaboradores), o Ranking Ibevar – FIA procura fornecer referências às empresas, de modo que possam reconhecer entre as mais bem avaliadas aquelas que se aproximam mais de suas realidades e, assim, investir em novas formas de atuação.

“O objetivo final do ranking é cada vez gerar mais conteúdo para que as empresas que veem esse estudo tenham acesso a um material que não é só um relatório de números, mas sim um efetivo benchmarking que sirva de base para o mercado”, diz Patricia.

Homenagem a Nevaldo Rocha

Já com a homenagem a Nevaldo Rocha, a intenção é celebrar não somente a trajetória e o legado do empresário para o varejo, mas compartilhar histórias positivas e de superação num momento tão desafiador para o varejo.

“O Nevaldo começou com algo muito pequeno e, graças a seu espírito empreendedor e desbravador, construiu uma indústria e uma enorme operação de varejo. Precisamos dessas referências positivas, pois elas nos ajudam, nos impulsionam e nos motivam”, diz o CEO do Ibevar e do Conselho do LABFIN.PROVAR – FIA, Claudio Felisoni de Angelo.

Além de Flávio Rocha, filho de Nevaldo e atual presidente do Grupo Guararapes, participam do evento do dia 22 de setembro importantes nomes do varejo, como Marcelo Silva (presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo – IDV) e Abram Szajman (presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Junte-se às principais lideranças do varejo no dia 22 de setembro e descubra as empresas vencedoras na categoria Excelência em Imagem do Ranking Ibevar – FIA 2020!

Clique aqui para se inscrever

***

Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)

Relacionado

Cadastre-se em nossa newsletter!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias Recentes

  • A Liderança Adaptativa em um oceano da incertezas28/11/2023
  • O que um broche pode fazer pelo varejo?23/11/2023
  • Reforma tributária, PEC 45/2019 e seus impactos no varejo21/11/2023
  • Margens no varejo: como atingir a excelência17/11/2023
  • O MBA pode torná-lo um profissional mais completo e valioso30/10/2023

Categorias

  • CIEE
  • Coronavírus
  • Finanças
  • Inovação
  • labfinprovar-na-midia
  • Pessoas
  • Varejo
Desenvolvido por LABFIN.PROVAR-FIA . Todos os direitos reservados
 

Carregando comentários...