No dia 20 de agosto próximo o IBEVAR – o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo em associação com a Fundação Instituto de Administração – FIA por meio do seu núcleo de varejo PROVAR irá divulgar as empresas varejistas premiadas em diversos segmentos do varejo nacional.
A exemplo de como sempre acontece um líder do segmento será o patrono da nova edição. Para esse ano a pessoa escolhida é Paulo Correa – Presidente da C & A, ocupante do cargo desde 2015. Razões para a escolha. Vamos a elas. Uma ligada a empresa que ele dirige e outra de caráter pessoal.
Vejamos a razão vinculada a empresa. Essa muito simples. Embora a divulgação da lista completa de vencedores só possa ser feita no evento, no caso de Moda e Esporte, temos que antecipá-la, pois a primeira razão para o convite a Paulo Correa é o fato de que a C&A novamente lidera a lista das mais admiradas do setor. Ou seja, repetiu o êxito do ano passado, primeiro ano do prêmio relativo a imagem.
A esse motivo se somou um segundo, esse de caráter pessoal. Porém, antes de enuncia-lo se faz importante uma rápida explicação. O IBEVAR e a FIA se orgulham de seus pilares acadêmicos. Não é sábio aquele que nega o conhecimento acumulado. As teorias são úteis. Ainda bem que nos ensinaram a lidar com a gravidade e tantas outras coisas que tornam o nosso modo de viver mais seguro e ameno. Uma teoria tem que estar a serviço da realidade. Se ela não explica a realidade deve ser abandonada e outra precisa ser construída. O IBEVAR e a FIA se orientam dessa maneira, não fosse assim não iriamos comemorar também nesse evento vinte anos do MBA VAREJO.
Por quê digo isso? Ciência se faz ligando causas a consequências. O nome do patrono é a consequência, qual a causa particular, uma vez que já apontei a reiterada premiação da empresa como o primeiro agente motivador?
As equipes técnicas do IBEVAR e da FIA recolhem materiais sobre os profissionais que atuam no varejo procurando traços diferenciadores. São entrevistas, depoimentos, palestras, etc. Com base nessas informações o conselho das duas instituições delibera definido o nome.
Pois bem, no caso de Paulo Correa a atitude de liderança que justificou a escolha é a reunião que o executivo periodicamente faz com o comitê de clientes que deixaram de comprar na rede (Revista Isto É Dinheiro 19 de julho de 2017). Dois aspectos a serem destacados nesse procedimento que merecem destaque. Primeiro é o procedimento em si mesmo. É preciso olhar aquilo que está errado. Constrói-se um case de sucesso examinando o insucesso. Exatamente como procede um cientista. Segundo, e talvez mais importante, é o presidente, ele próprio tomar esse encargo. Um encargo, lateral, é verdade para um CEO, mas profundamente enriquecedor.
Justificada a escolha do patrono, cabe ainda uma palavra sobre as dimensões divulgadas no Ranking IBEVAR – FIA. Seguindo a mesma orientação, determinada pela nossa genética, de buscar o novo, o que não é trivial, o estudo não se limita a nominar as empresas com maior faturamento, até porque há poucas novidades de um ano para outro. Além disso frise-se que a centésima empresa varejista tem um peso de 0,05 % no consumo de bens. Todas as empresas são importantes, entretanto, para traçar o perfil do varejo, esse é o objetivo, é irrelevante amplificar a lista. Como orienta o pensamento científico deve-se concentrar naquilo que é relevante.
E o que não é trivial? Não é trivial construir um indicador de eficiência. Não é trivial construir um indicador que posicione as empresas em cada um dos segmentos tendo como base a eficácia com que as organizações transformam o número de funcionários e de lojas em faturamento. Isso vem sendo feito há várias edições utilizando-se modelagem matemática apropriada.
Menos trivial é ainda construir um ranking das empresas mais admiradas. Isso passou a ser feito desde o ano passado. É a base da premiação. Porque uma empresa nasce e morre no mercado. Não tem nada mais importante que a imagem que as empresas projetam no mercado consumidor. Essas percepções vem sendo coletadas, decodificadas e processadas com recursos de Data Mining e Natural Language Processing. Os resultados não decorrem da opinião subjetiva de especialistas reunidos em comitês. Trata-se de um levantamento objetivo das opiniões dos consumidores postadas em mensagens e vídeos. A objetividade do processo o torna livre de opiniões particulares e, portanto, passível de ser auditado. Desconheço uma premiação mais objetiva que essa.
Venha conhecer quem são de fato, isto é, verdadeiramente, as empresas varejistas mais admiradas e celebrar os vinte anos do MBA Varejo. Neste oceano de transformações nosso barco tem sempre a lanterna na proa. Iluminar o caminho não trilhado: “Inovação distingue entre um líder e um seguidor” (Steve Jobs).