Para se destacar no mundo dos negócios, empresas e profissionais precisam se reinventar constantemente. Assim, é preciso pôr em prática mecanismos de acompanhamento e análise de seu público-alvo, segmento de atuação e mercado econômico como um todo. É nesse sentido que a inteligência de mercado se mostra cada vez mais estratégica para o posicionamento competitivo de uma empresa.
Neste artigo, você vai ficar sabendo um pouco mais sobre a aplicação da inteligência de mercado para a competitividade no mundo dos negócios. Boa leitura!
Inteligência de mercado e a tomada de decisão
A inteligência de mercado consiste numa área que se apoia em dados e informações para o embasamento da tomada de decisões empresariais.
Trata-se de um campo estratégico cada vez mais em evidência no cenário atual. Isso se explica pelo fato de a geração de dados ser uma realidade para empresas de qualquer nicho e tamanho.
Ou seja, atualmente, a alta quantidade de informações geradas provém dos mais diversos ambientes, como as redes sociais ou CRM (Customer Relationship Management), de onde se pode coletar informações muito úteis para a definição de estratégias e o processo decisório.
No entanto, não basta apenas coletar esse montante de dados para que eles, de fato, tenham utilidade. É preciso analisá-los, de modo que esse todo faça sentido e possa embasar as decisões.
É nesse ponto em que reside a principal função da inteligência de mercado. A partir da coleta e análise de dados e informações, o objetivo é transformar tudo isso em informação que sustente o direcionamento de gestores e tomadores de decisão.
O que a inteligência de mercado analisa?
Profissionais de inteligência de mercado devem ter tanto uma visão micro quanto macro do universo em que sua empresa atua.
Por exemplo, referimo-nos, no tópico anterior, aos dados gerados a partir do relacionamento com os clientes via redes sociais e CRM.
É claro que a análise desses dados são cruciais para a inteligência de mercado, mas ela não deve se restringir ao comportamento e à resposta dos clientes aos produtos e serviços ofertados.
As organizações devem ampliar sua atenção para diversos outros fatores que envolvem a empresa, para que ela, de fato, ganhe vantagem competitiva.
Ou seja, um dos focos de atenção primordial também deve ser a análise da concorrência, do segmento de atuação e do mercado como um todo.
Com base nisso, é possível ter uma noção mais embasada e ampla das tendências do momento, avaliando de que modo as próprias ações e decisões têm refletido tais tendências e como novas estratégias podem antecipar necessidades e expectativas dos clientes e do mercado.
Vantagem competitiva
Vimos, então, que a inteligência de mercado é indispensável para as empresas na análise e interpretação de dados e deve levar em conta não apenas as informações geradas internamente, mas, também, aquelas oriundas de todo o contexto de atuação.
Um dos principais benefícios que se obtém quando se monitora os próprios dados e os do mercado é a vantagem competitiva.
Ao incorporar a análise de informações ao fluxo de trabalho, organizações e profissionais se tornam mais aptos a compreender as necessidades e expectativas do público-alvo, o posicionamento de sua concorrência e a realidade do segmento num dado contexto, fortalecendo a inteligência competitiva.
Assim, apoiando-se em dados abrangentes e específicos, pode-se aprimorar estratégias internas que levem, num segundo momento, à vantagem competitiva.
Rapidez na tomada de decisão através da inteligência de mercado
Com a inteligência de mercado, busca-se alcançar eficiência e assertividade nos processos decisórios.
Tais componentes se relacionam à inteligência de mercado na medida em que os tomadores de decisão, ao se basearem no monitoramento e na análise de dados, ganham agilidade e segurança em seus processos.
Com informações bem organizadas e acuradas, se torna mais fácil dar o direcionamento adequado às estratégias da empresa, com menores riscos no processo.
Identificação de novas oportunidades
Todo profissional atento sabe que a realidade do mercado tem como uma de suas principais características a competitividade.
Dessa forma, permanecem na mente dos clientes não apenas as empresas e marcas que sabem reconhecer as tendências do momento, mas aquelas que conseguem se antecipar às expectativas dos consumidores com soluções inovadoras e criativas.
Tais soluções, em grande medida, surgem a partir de estratégias amplas de monitoramento e análise da inteligência de mercado, pelas quais se identificam oportunidades de mercado talvez imperceptíveis se o olhar se detivesse apenas ao microcosmo da organização.
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