Vivemos um momento de crise mundial que está suscitando diversos desafios no mercado. Neste contexto pandêmico e de mudanças aceleradas, quais são os desafios da controladoria?
O profissional que trabalha nesse setor é de extrema importância para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal de contas, tal posição é responsável por ficar de olho atento a dados e informações para atuar como conselheiro das tomadas de decisão.
Nesse sentido, é impossível não falar sobre os avanços que estão cada vez mais presentes com a chegada da Indústria 4.0.
A revolução 4.0 acelerou avanços que já estavam previstos e tornou algumas tecnologias indispensáveis para o crescimento de um negócio. Um exemplo é o uso da tecnologia na automação de processos. Os empreendimentos que ainda não trabalham com automação certamente não terão vez na competitividade do mercado.
Desafios da Controladoria em relação à Indústria 4.0
Como vimos, o contexto atual é de transformação. E qual o papel do profissional de Controladoria nisso tudo? Como vimos acima, a produtividade e a redução de custos precisam ser o foco do momento.
Nesse sentido, existem duas grandes novidades do mercado que influenciam o trabalho da Controladoria. Primeiro, é preciso avaliar a viabilidade das inovações apresentadas. E, em segundo lugar, as novas tecnologias para análise de indicadores e avaliação de performance precisam ser dominadas.
“Ou seja, é necessário que quem atua na área de controladoria entenda os impactos destas mudanças nos negócios e consiga assessorar os tomadores de decisão.”, explica o Prof. Rogério Alexandre Gonçalves, um dos coordenadores da Pós-graduação Moderna Controladoria das Empresas do LABFIN.PROVAR- FIA.
Quais são os principais desafios da Controladoria?
Como se trata de um setor que atua dando apoio às tomadas de decisão, o profissional desta área está sempre trabalhando com foco na melhoria do negócio. Para isso, é imprescindível ter acesso a fontes de informação diversas e assumir a postura de business partner.
“O primeiro desafio é que o profissional de Controladoria deve estar capacitado para entender do negócio”, continua o Prof. Rogério. Em outras palavras, é importante ter a visão do proprietário da empresa e abraçar este ponto de vista.
Além disso, devido ao excesso de informação que existe atualmente como consequência da internet e das redes sociais, é preciso saber identificar o que é relevante. “Quem atua na área deve agir como um curador, filtrando aquilo que é fundamental ao negócio”.
O Prof. Rogério ainda conclui citando um terceiro desafio para o setor: “O profissional desta área sempre teve uma base técnica muito forte, porém falta o desenvolvimento das chamadas ‘soft skills’“. Ou seja, existem habilidades que precisam de uma melhora, como a capacidade de comunicação, de negociação e de relacionamento interpessoal.
O que fazer para superar os desafios
Desafios também configuram oportunidades. Portanto, o que é necessário para que o profissional de controladoria seja capaz de enxergar as oportunidades e aproveitar cada uma delas?
Para aproveitar as oportunidades com sabedoria, é preciso buscar qualificação. Afinal, é preciso estar à altura dos desafios que se apresentam.
“Para que o profissional de controladoria assuma o protagonismo dentro da empresa, é necessário desenvolver visão sistêmica e integrada ao negócio”, conta o Prof. Rogério.
“Ter o conhecimento específico e atualizado da área e conseguir comunicar de forma assertiva com os diversos tomadores de decisão”, conclui.
Portanto, para se destacar no mercado, ser uma contribuição que faz a diferença dentro da empresa e seguir crescendo profissionalmente, é necessário ampliar seus conhecimentos.
Com a Pós-graduação em Moderna Controladoria das Empresas, você explora os conceitos, ferramentas e técnicas essenciais mais atualizadas do momento. Além disso, estuda com professores que possuem ampla experiência de mercado e tem a possibilidade de desenvolver um networking de qualidade.
Saiba mais no site e dê o próximo passo na sua carreira!
Veja também: A importância do uso inteligente de dados para o mercado