Uma boa gestão empresarial está condicionada a um sólido e eficiente planejamento estratégico. Por isso, para que uma empresa obtenha resultados condizentes com as metas traçadas, os gestores necessitam de profissionais que os ajudem na construção de uma ampla visão do negócio, entre eles o controller.

Você já ouviu falar desse profissional e sabe a importância do seu trabalho para o planejamento estratégico da sua empresa?

Neste artigo, vamos explicar brevemente o papel do controller na gestão empresarial e como ele pode impulsionar todas as áreas da sua empresa.

O que é controladoria empresarial?

Antes de falarmos do controller, cabe uma breve explicação sobre o que é controladoria empresarial. Em linhas gerais, trata-se do setor que se encarrega da gestão econômica e financeira da empresa.

É ele que detêm e produz informações confiáveis e precisas que podem colaborar para que os gestores, a partir de uma perspectiva mais abrangente do negócio, tenham condições de estrategicamente fazer projeções mais reais e tomar decisões mais assertivas.

Assim, a partir da elaboração e análise de dados financeiros, operacionais e contábeis, a controladoria empresarial possibilita que a organização melhore seu desempenho interno — e também frente à concorrência —, diminua custos e aumente a sua produtividade e a rentabilidade.

Quem é o controller?

Já vimos como a controladoria empresarial ocupa um lugar central nas organizações, uma vez que seus processos se relacionam com o planejamento de metas e tomada de decisões estratégicas da gestão em todas as esferas.

O responsável por ela é justamente o controller. Também conhecido como gerente de controladoria, cabe a ele os processos de gestão das informações da controladoria que pautam as decisões da gerência da empresa em seu planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo.

Tais processos dizem respeito tanto aos estudos relacionados às tendências do mercado de atuação da empresa quanto à análise e avaliação das ações e operações planejadas e em execução em âmbito interno.



Vemos, portanto, que o profissional da área de controladoria — e em especial o controller — não restringe sua atuação a processos meramente contábeis, como poderia se supor num primeiro momento.

Na realidade, ele desempenha muito mais um papel estratégico do que técnico dentro das organizações.

O que se espera de um bom controller?

Levando em conta o que já foi dito até aqui, dá pra se imaginar que o controller é um profissional que consegue dominar minimamente diferentes aspectos de cada área do negócio.

De fato, para que se destaque nos processos ligados à controladoria empresarial, é preciso que ele tenha um sólido conhecimento em gestão de negócios de modo geral.

Isso porque, se a sua colaboração é fundamental para um planejamento estratégico empresarial eficiente, espera-se que o controller tenha uma visão sistêmica e abrangente de negócios, a fim de subsidiar, com competência e foco em resultados, as decisões dos gestores a curto, médio e longo prazo.

Trata-se, portanto, de uma função com alto grau de complexidade, uma vez que exige do profissional o desenvolvimento de competências analíticas em equilíbrio com as habilidades contábeis, além de conhecimentos multidisciplinares e de gestão.

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