Indispensável para a tomada de decisões, o valuation é o processo de mensuração do valor de empresas e ativos. Um dos métodos mais utilizados para realização de tal processo é o chamado fluxo de caixa descontado.

Não sabe do que se trata isso? Sem problemas, pois, neste artigo, vamos explicar para você sobre esse método tão importante para o valuation.

O que é fluxo de caixa?

Você já deve ter ouvido falar de fluxo de caixa, mesmo que não tenha tanta familiaridade com os termos do mercado financeiro.

Tal conceito pode nos ajudar a explicar mais para frente o método do fluxo de caixa descontado, que é o que mais nos interessa aqui.

Vamos, então, à primeira definição. Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro cujo objetivo é monitorar todas as entradas e saídas de capital de uma empresa em um dado período.

Como você deve imaginar, em circunstâncias ideais o fluxo de caixa sempre deve ser positivo.

Ou seja, a quantia de dinheiro a entrar em caixa deve ser sempre maior do que o montante que sai.

Num cenário ideal, um negócio se mantém em dia com todas as suas despesas e obrigações, além de poder destinar recursos para melhorias e aprimoramentos de seus fluxos, por exemplo.

Por outro lado, diante de um fluxo de caixa negativo, o gestor precisa encontrar alternativas para arcar com as responsabilidades financeiras da empresa no prazo correto e, assim, evitar o acúmulo de dívidas.

Portanto, o fluxo de caixa possibilita aos gestores controlar a movimentação de dinheiro, planejar gastos e investimentos, sempre com o objetivo de evitar, ao máximo, o endividamento e gerar valor à empresa.

O que é valuation?

Começamos este texto nos referindo a um termo caro às finanças corporativas: o valuation.

Mais do que simplesmente um termo, o valuation é um processo bastante complexo que influencia significativamente a tomada de decisões no mundo empresarial sob vários aspectos.

Tal processo envolve tanto aspectos objetivos quanto outros mais subjetivos, tratando-se, essencialmente, de uma avaliação sistematizada da percepção e estimativa de valor de uma empresa ou ativos.

E o método do fluxo de caixa descontado é justamente o que está no centro dessa avaliação.


Como é feito o fluxo de caixa descontado?

Para calcular o valor de empresas e ativos, utiliza-se, sobretudo, o método chamado fluxo de caixa descontado.

Por meio dele, calcula-se o valor atual de uma empresa a partir da consolidação e estimativa de todos os fluxos de caixa futuros a serem gerados.

Ou seja, o fluxo de caixa descontado parte da premissa de que uma empresa vale tudo aquilo que ela produzirá no futuro.

“Esse método é comparável à avaliação de uma plantação a partir dos frutos que ela vai proporcionar no futuro”, explica o professor e coordenador do curso Extensão Valuation do LABFIN.PROVAR – FIA, Marcos Piellusch.

De acordo com tal analogia, os frutos a serem gerados no futuro equivalem, para a empresa, aos fluxos de caixa a serem gerados.

“Não há certeza de quantos frutos a plantação vai proporcionar, pois isso depende de condições climáticas, do solo e da própria interação com o ambiente”, complementa Piellusch.

Ou seja, o método do fluxo de caixa descontado ajuda a elaborar uma estimativa de valor, condicionada a fatores internos e externos.

Portanto, não há a certeza de vão se efetivar no futuro os fluxos de caixa projetados.

Por essa razão, o valor da empresa ou dos ativos é “descontado” por uma taxa.

Mas o que seria essa taxa? Trata-se justamente de um valor proporcional ao risco de que os fluxos de caixa projetados não se efetivem futuramente.

Análise do contexto micro e macro

No caso da analogia que trouxemos mais acima, a produtividade da plantação depende de diversos aspectos do ambiente climático que a rodeia.

Da mesma forma, o método de fluxo de caixa descontado leva em conta, em suas projeções de fluxos de caixa futuros, informações a respeito do mercado econômico de um dado contexto em escalas micro e macro.

Assim, por meio do fluxo de caixa descontado, é possível construir uma avaliação abrangente, cautelosa e atenta ao microcosmo empresarial e a um contexto mais amplo, no qual as empresas estão inseridas.

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