Quer aprender um pouco mais sobre as ferramentas digitais no varejo e descobrir sua importância? Então, leia esse artigo até o final, para ficar por dentro de todos os detalhes.
Vá mais longe e atraia cada vez mais clientes através da sua presença nas redes sociais. O varejo pode parecer fácil atrair clientes, mas reter clientes é um grande desafio.
A cooperação para o desenvolvimento entre ferramentas digitais e varejo não é nova. Seja armazenando dados, controlando finanças ou gerenciando pessoal. Tudo isso pode ser facilmente alcançado por meio da tecnologia e permite às empresas irem mais longe em menos tempo.
Além de melhorar os processos internos, a comunicação com os clientes pode atraí-los de forma mais eficaz. Não faz muito tempo, grandes empresas decidiam quais produtos consumir.
No entanto, se a empresa não ajustar seus produtos com base no comportamento do consumidor, é altamente provável que não venda. Ficar onde está o cliente, focar seu produto ou serviço no verdadeiro ponto de dor do consumidor não é mais uma escolha, é uma necessidade.
De acordo com uma pesquisa do Google, 9 em cada 10 brasileiros possuem um telefone Android. Ou seja, grande parte da população tem acesso à Internet e a aplicativos móveis. Esses dados mostram que a tecnologia está se tornando cada vez mais acessível e disponível na vida das pessoas.
E essa visão não é estática, porque depende de inovações futuras e, mesmo por causa da pandemia, o comportamento do consumidor vai mudar. Portanto, a compreensão e a adaptabilidade são um dos pré-requisitos para manter a estabilidade do negócio.
Ferramentas digitais ajudam a entender as verdadeiras necessidades dos clientes
Algumas ferramentas possuem recursos de rastreamento de leads, ou seja, podem mapear o comportamento do cliente, por exemplo, ao visitar o site da sua empresa.
Usando este recurso, você pode determinar se um cliente potencial visitou sua página de carreira, pessoa de contato, conteúdo introdutório apresentando os recursos de seu produto ou sua página de compras.
Essas informações podem ajudá-lo a determinar se seus clientes estão nos estágios iniciais ou mais avançados da jornada de compra e tornar a segmentação mais confiável.
Outra ferramenta que ajuda a entender onde os consumidores estão no funil de vendas com os bots de bate-papo. O software pode identificar o estágio em que o cliente se encontra por meio da interação com o usuário.
Além disso, ele entende se os clientes precisam de suporte, se desejam comprar produtos, trabalhar para sua empresa ou apenas entender sua marca.
A necessidade da digitalização
Há uma tendência de que estudiosos digam que o que vai acontecer no longo prazo é a necessidade de digitalização da empresa. Antes ainda era uma opção, mas agora pode ser a maior fonte de receita para o seu negócio.
As lojas que tiveram de ser fechadas durante a pandemia tornaram-se o comércio eletrônico e os serviços face a face tornaram-se digitais. Tudo isso mostra que quem já está atento às tendências futuras não foi tão afetado.
Apareça no dia a dia dos consumidores sem que eles tenham que se deslocar até o espaço físico de sua empresa, que pode representar muito de suas vendas.
Os supermercados não foram fechados durante a pandemia, por isso é sabido que, mesmo diante de uma pandemia, os supermercados não precisam ser um site. Porém, muito além do ponto de venda, o contato que atrai os clientes deve ir além do “presencial”.
A competição cada vez mais acirrada no nicho de mercado do varejo indica que a diferenciação está se tornando cada vez mais importante. Se o seu varejo não possui nenhum dado pessoal na rede social, ele já pode ser considerado um retardatário em relação aos concorrentes.
De acordo com a Pesquisa de Tendências de Mídias Sociais de 2019, quase 100% das empresas já usam as mídias sociais. Isso mostra que entrar em contato com os consumidores por meio digital não é mais uma tendência, mas uma realidade.
Uma rede social que atende a diversas necessidades
Segundo dados divulgados pela Rock Content, as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros são YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram. Isso não significa que seu varejo precisa estar presente.
Cada um deles possui diferentes perfis de usuário e formas de criação de conteúdo. Portanto, é muito importante entender o tamanho do seu negócio para entender quais redes são mais acessíveis.
Negócios WhatsApp
Por exemplo, o WhatsApp pode ser um bom canal de atendimento ao cliente, mas também pode ser um aliado para a divulgação de informações. A rede varejista sempre pode usar o WhatsApp Business para promover atividades promocionais com o consentimento do cliente. Adaptar o famoso manual de cotações em um folheto online é uma boa maneira de reduzir custos e atrair mais clientes.
Embora sejam semelhantes, os públicos do Instagram e do Facebook são diferentes. O Instagram é conhecido por suas fotos charmosas e pode ser um grande aliado para atrair clientes através dos olhos. Fotos bem feitas e envolventes e boas descrições de suporte podem satisfazer seus clientes e impulsionar as vendas. Outra ferramenta importante para o seu negócio é a história, que é resumida em formato de vídeo curto e mantida na plataforma por 24 horas.
E aí, vamos nessa?
Por meio deles, os supermercados podem exibir os produtos à venda em tempo real, responder às dúvidas dos clientes, realizar pesquisas por meio de pesquisas e assim por diante. Lembre-se de que a idade média dos usuários do Instagram é de 25 a 35 anos.
Ao contrário do Instagram, o Facebook permite que conteúdo mais diversificado seja fornecido dentro da plataforma. Além de publicar fotos, as redes sociais também autorizam textos mais longos, divulgação de links, vídeos longos, etc. O público do Facebook é mais velho do que os usuários do Instagram, variando de 35 a 54 anos.
Google meu negócio
A famosa frase “de quem não foi lembrado” pode ser adaptada para a atualidade, pois “não existem pessoas que não estão no Google”. Dados da Rock Content mostram que 8 em cada 10 pessoas usam o Google para pesquisar informações sobre a empresa. Em outras palavras, aparecer no mecanismo de pesquisa do Google apenas aumentará seus negócios.
Com o Google Meu Negócio, você pode inserir dados relevantes sobre sua empresa no mecanismo de pesquisa do Google. A ferramenta é gratuita e permite cadastrar endereços, telefones, horário comercial, eventos futuros, horário de pico, etc.
A maior vantagem do Google Meu Negócios é que ele pode ajudar os empreendedores a promoverem os negócios locais gratuitamente. Mas também existem versões pagas, como a compra de palavras. Com isso, você pode se tornar a primeira pessoa em seus rankings de pesquisa de segmento de mercado.
A atenção ao ponto de venda!
Depois de usar ferramentas digitais para atrair clientes, os consumidores virão para sua instituição. Assim como é importante lidar com as comunicações nas redes sociais, também é importante manter a qualidade das comunicações dentro da empresa, como também um ambiente higienizado, e que atende as necessidades do seu cliente.
Conclusão
Se você gostou desse conteúdo comece o quanto antes a colocar todas as dicas em prática e a utilizar as ferramentas digitais no seu varejo para não perder a oportunidade de vender, mas sim lucrar muito mais.
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