Como sabemos, o trabalho de inteligência de dados é essencial para as tomadas de decisão e estratégias assertivas. Mas vamos nos aprofundar neste assunto? Existem diversas formas de extrair dados e uma delas é o ETL.
Conhecer o ETL faz parte do escopo de trabalho de qualquer profissional que trabalhe com Inteligência de Mercado. Portanto, continue lendo este artigo para entender sua importância e funcionamento.
Conceitos do ETL
Basicamente, o ETL é formado por três conceitos, que compõem sua sigla em inglês: Extract, Transform e Load.
Traduzindo, seu funcionamento consiste na extração de dados, na transformação dos mesmos em informação e, por último, em carregá-los em algum destino específico. Ou seja, costuma ser utilizado para construção do Data Warehouse e outros repositórios de dados.
1 – Extract (extrair)
Importar dados de diversos tipos de formatos, como bancos de dados, pastas de trabalho, planilhas de Excel, sistemas de ERP, de CRM, entre outros.
Uma vez feita a extração, passe para a próxima fase do ETL, que é a transformação dos dados que foram coletados.
2 – Transform (transformar)
Nessa etapa do ETL, estamos falando sobre a preparação dos dados para serem armazenados da melhor forma. Ou seja, é o momento de fazer as conversões necessárias e organizar da melhor maneira para o seu negócio.
3 – Load (carregar)
Bom, a última fase do ETL consiste em carregar os dados para uma base confiável. É nessa parte que entram ferramentas como o Data Warehouse, que nada mais é do que um repositório dessas informações de dados que foram extraídas e transformadas.
Ou seja, não é inteligente simplesmente copiar e colar os dados extraídos diretamente no Data Warehouse. Afinal, operar um banco de dados como esse é algo de enorme complexidade.
Qual a importância do ETL?
Primeiramente, para entender a importância do ETL, é preciso compreender a relevância da Inteligência de Mercado, que é baseada na realização de análises de informações coletadas.
Antigamente, essas informações ficavam acessíveis somente às grandes corporações. Mas hoje existe uma profusão desses dados.
Hoje em dia, é possível acessar diversas informações de forma fácil. Com elas, trabalhamos melhor a percepção do consumidor, a voz do cliente, entre outros pontos importantes.
Nesse sentido, essa é uma das maiores mudanças que podemos perceber com a transformação digital que estamos vivenciando no mercado como um todo.
Por isso, é preciso enxergar o uso inteligente de dados como as informações digitalizadas que a sociedade está produzindo e que estão disponíveis para serem usadas nos negócios, na tecnologia e em diversas outras áreas.
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Veja também: Quais são os dados analisados na Inteligência de Mercado?