Não é de hoje que a expressão “transformação digital” tem se difundido em todos os ambientes organizacionais. Num cenário marcado pela incerteza e imprevisibilidade de uma pandemia como a de COVID-19, mais do que nunca o tema se coloca como pauta da vez para todos os segmentos. Seus impactos, evidentemente, atingem também os profissionais do franchising.

Como o setor de franquias pode responder de forma mais eficaz à urgência da transformação digital, sobretudo no contexto atual e pós-pandemia? Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto.

O que é transformação digital?

De modo geral, ao ouvirmos o termo “transformação digital”, é quase intuitivo relacioná-lo de imediato à tecnologia.

Embora, de fato, a relação entre eles seja intrínseca, não se pode restringir a definição de transformação digital ao uso de soluções tecnológicas em processos até então feitos manualmente.

Diz respeito, antes, a uma profunda mudança estrutural que se estende desde os mínimos procedimentos de um modelo operacional até a dinâmica de trabalho dos colaboradores.

Franchising e transformação digital

Sabemos que a transformação digital não é uma realidade que surge somente agora. Ela já vem dominando a pauta de muitas organizações e novos negócios há um bom tempo.

No entanto, apenas agora, com o surgimento e disseminação do novo coronavírus pelo mundo, alguns segmentos têm despertado para a urgência de modelos de negócio digitais.

“Quando olhávamos para o franchising, faltava ficar claro qual era o propósito do digital na franquia. Agora, com a crise de COVID-19, tivemos que correr contra o tempo e tal propósito teve que acontecer de alguma forma”, afirma a professora e coordenadora de cursos do LABFIN.PROVAR – FIA, Renata Nieto.

Uma questão preciosíssima para a transformação digital é ter as informações muito bem organizadas e relacionadas dentro da operação de negócio.

Entretanto, aponta Renata, esse trabalho vinha sendo tratado, processado e armazenado de forma muito pouco satisfatória dentro do franchising.

“Acho que essa pandemia veio como alerta para as empresas acelerarem seus processos de transformação digital. Quando eu falo que é preciso acelerar tais processos, quero dizer que é preciso ter muitos estímulos, ou seja, desenvolver o senso de urgência por tecnologia”, reflete Renata.

Antes disso, porém, franqueados — e, principalmente, franqueadores — precisam dar um passo atrás e avaliar o quanto estão amparados por soluções tecnológicas no atual momento.

Assim, é possível avaliar as reais possibilidades de reverter o quadro a médio prazo e desenvolver o senso de urgência pela transformação digital.


Como o franchising pode responder à urgência da transformação digital?

“A primeira coisa é alinhar o conceito do digital à estratégia do negócio e desdobrar isso em projetos, de modo que você tenha a tangibilidade como resultado. Tal equação é complexa e a pandemia trouxe a necessidade rápida de a gente ter essa reação, essa resposta”, pontua Renata.

Temos visto em diversos artigos aqui no blog como a transformação digital tem impactado a lógica do consumo, especialmente no setor de varejo durante a pandemia do novo coronavírus.

Ou seja, não basta, hoje em dia, apenas oferecer produtos e serviços de qualidade e com bom custo benefício aos clientes. É preciso se preocupar com o posicionamento da marca frente às necessidades vigentes a partir de uma boa e sensível leitura de contexto.

Então, como você, enquanto profissional de franchising, pode responder de maneira mais eficiente às novas dinâmicas de consumo e trabalho intensificadas pela transformação digital, sobretudo num contexto de crise e isolamento social?

Intensifique as parcerias

Para obtenção de resultados efetivos, mais do que nunca é preciso intensificar parcerias e atuar junto ao ecossistema em que você está inserido.

Seja como for, por meio da tecnologia, redes sociais e plataformas digitais, não é mais possível trabalhar sozinho.

“É preciso criar o que chamamos de soluções integradas, com parceiros que ajudem a explorar mutuamente diversos canais de distribuição”, defende Renata.

Produza conteúdo de relevância

Outro ponto fundamental que se impõe no atual cenário para o setor de franquias é a produção de conteúdo de relevância.

Trata-se de uma oportunidade para franqueadores e franqueados mostrarem aos clientes (novos ou antigos) que eles têm autoridade no assunto a que se relaciona o negócio.

Com isso, podem aumentar as chances de efetivação da compra de seus produtos e serviços.

“As franquias vão ter que começar a gerar conteúdo dentro das mídias para que elas fiquem em evidência”, diz Renata.

Faça o teste rápido

Outra dica é o teste rápido. O que seria isso? Em linhas gerais, trata-se de investir menos em canais de distribuição e explorar mais as métricas de acesso dos seus clientes.

Uma outra estratégia é reaproveitar os seus ativos físicos, de inteligência ou digitais. Ou seja, pegue as suas bases de cliente de um produto e reduza o custo de aquisição para venda de outro.

Paralelamente, não se esqueça da dica do tópico anterior e gere conteúdo para a sua audiência.

Assim, seu negócio fica mais em evidência, com conteúdo de qualidade rodando para que os consumidores se lembrem rapidamente do seu negócio.

Desenhe e implemente modelos de negócio digitais

As franquias devem, cada vez mais, desenhar e implementar modelos de negócio digitais para atender as necessidades de diferentes nichos de mercado e alavancar seus ativos de cliente.

Ou seja, foque na automatização de processos, análises, pesquisas e métricas para melhorar seus resultados de vendas.

“A constante observação do consumidor, a capacidade de adaptação a novas dinâmicas e a garantia de processos robustos que suportem um modelo que envolve transformação digital serão essenciais neste período de gestão de crise para uma rápida recuperação dentro do mercado”, aponta Renata.

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