Empresas de diferentes nichos e atuações vêm entendendo cada vez mais a importância de boas estratégias de marketing para o sucesso de suas marcas.

Num contexto de competitividade acirrada, não basta oferecer um bom serviço para os clientes: é preciso criar uma relação mais profunda com eles. É nesse sentido que dois conceitos do marketing atuam: branded content e marketing de conteúdo.

Apesar da aparente semelhança que os dois termos compartilham em suas expressões, eles se distinguem enquanto estratégias de relacionamento com o consumidor. Você sabe a diferença entre eles?

Neste artigo, vamos ver de que modo eles se diferenciam e, ao mesmo tempo, podem atuar juntos para o sucesso de uma empresa ou marca.

O que é branded content?

Vamos começar por branded content. Numa tradução literal, podemos dizer que se trata de conteúdo de marca. Entretanto, essa definição, não nos ajuda a entender plenamente o significado da expressão.

Mais do que a divulgação de fatos sobre um produto ou serviço, o branded content tem como objetivo estabelecer uma conexão mais estreita e afetiva com o público consumidor de uma determinada marca ou empresa.

Para criar tal vínculo, como se pode imaginar, não basta dizer o quanto seu produto ou serviço é bom, onde ele pode ser encontrado e no que ele pode ser útil e diferente do que o consumidor já conhece.

É preciso, a partir de estudos e coleta prévia e minuciosa de informações sobre seu público-alvo, entender de que modo os consumidores podem se reconhecer nos valores compartilhados pela sua marca.

A partir desse entendimento, criam-se estratégias de marketing que quase não querem se mostrar como tal.

Antes, procuram construir narrativas para uma dada audiência que, impactada emocionalmente pelo conteúdo produzido e veiculado em diferentes formatos, perceberá aquela marca como uma “aliada” de seus valores, desejos e crenças.


E marketing de conteúdo, o que é?

Já o marketing de conteúdo parece ser um termo mais facilmente assimilado pelo mundo corporativo atual, especialmente devido às profundas transformações digitais em curso.

Como vimos no tópico anterior, aqui não se trata também de apenas divulgar as vantagens do seu produto ou serviço frente à concorrência.

O marketing de conteúdo é, antes, um longo trabalho de atração e fidelização de clientes por meio de produção de conteúdo relevante, que comprove a excelência e o domínio do seu negócio na área de atuação respectiva.

Sabemos que, num mercado com alto grau de competitividade, conquistar novos clientes e fidelizar antigos tem se tornado cada vez mais difícil.

Nesse contexto, destacam-se, justamente, aqueles que não só fornecem os melhores serviços e produtos, mas que, ao mesmo tempo, comprovam a sua autoridade naquele nicho de mercado.

Isso tem se dado, principalmente, por estratégias de marketing de conteúdo que buscam fortalecer a confiança de clientes já impactados ou potenciais consumidores.

Quanto mais relevante, informativa e frequente for a produção de conteúdo, maiores são as chances de os clientes reconhecerem a sua liderança naquela área.

Com isso, havendo o desejo pelos produtos e serviços de sua especialidade, provavelmente eles lembrarão da sua marca como uma referência de confiança e eficiência para suprir as necessidades de compra.

Ou seja, trata-se o marketing de conteúdo de uma estratégia de condução do cliente pela jornada de compra.

Inclusive, por meio dos dados gerados pelo impacto dos seus conteúdos em seus clientes ou potenciais compradores, você pode entender, também, os perfis, objetivos e desejos de cada um deles com mais clareza, o que ajuda a aprimorar e personalizar o seu relacionamento com eles.

Esse tipo de engajamento, aliás, também contribui diretamente para a criação de um bom branded content.

Uma vez estudados e mensurados os dados e interações que o marketing de conteúdo produziu, é possível compartilhar e fortalecer a personalidade de uma marca por meio de histórias que dialoguem de fato com o que o público-alvo valoriza.

Agora que você já sabe a diferença entre branded content e marketing de conteúdo, aproveite sua visita em nosso blog para conhecer nossos cursos da área de varejo e mercado de consumo