A cada segundo milhões de dados são gerados em todo o mundo. Estamos mergulhados em um ambiente de informações que se atualizam constantemente. Então, fica a pergunta: Como as empresas conseguem lidar com essa quantidade de dados e utilizar da melhor forma?
Nas últimas décadas, o volume de informações das companhias e de seus clientes vêm aumentando, com isso surge um cuidado maior no processamento e na utilização desses dados. A velocidade de análise também é um fator relevante.
Para trabalhar com tamanha informação e acompanhar com agilidade, as empresas passaram a adotar ferramentas e contratar especialistas no tema, que aplicam seus conhecimentos em Inteligência de Mercado e atuam com o chamado Big Data.
Qual é o significado de Big Data?
O conceito de Big Data pode ser resumido como um grande banco de dados que reúne informações de diversas fontes, com muita variedade e tão volumoso que não é possível analisar por meio de softwares tradicionais ou de forma manual.
Para dar um exemplo, esse grande banco pode conter imagens associadas a planilhas, dados cadastrais de clientes, informações financeiras, vinculadas a compras por máquinas de cartões crédito, mídias e redes sociais, entre outros.
Ou seja, o Big Data contém todas essas fontes juntas em uma base só, pois possui grande capacidade de massificação e de unificação dos dados.
Devido à infinidade de informações numéricas e digitais, sem o uso de ferramentas de Inteligência Artificial seria praticamente impossível para um analista realizar seu trabalho nas empresas.
E qual é a sua utilidade para os negócios?
Por meio do Big Data as empresas passam a ter um olhar 360° e entender seus stakeholders, o que permite perceber o cenário para a tomada de decisões.
Uma organização que usa este grande banco de dados, pode, por exemplo, reconhecer os investimentos disponíveis e aplicar em melhorias.
Consegue também visualizar a possibilidade de crescimento ou de ajuste em algum setor. Ou ainda, entender se precisa ampliar sua rede de contatos e sua imagem de marca nas mídias.
Entenda a estrutura deste banco de dados
O Big Data utiliza velocidade para trabalhar informações com veracidade, que possuem volume e variedade enormes e geram valor para o cliente. Esses são os 5 V’s considerados quando se trata deste conceito.
De acordo com o professor Reinaldo Nogueira, dos cursos de Pós-graduação e MBA em Inteligência de Mercado da FIA – LABFIN.PROVAR, a inteligência que envolve pessoas, informações e negócios promove uma vantagem competitiva que é interessante para o mercado.
“As empresas constantemente devem olhar ao seu redor”, comenta o professor sobre a necessidade de análise dos dados e a utilização da Inteligência de Mercado nos negócios.
Como se comporta o mercado
O momento parece propício para profissionais que têm embasamento em análise de dados ou para aqueles que desejam trabalhar nessa área.
Com o uso dos meios digitais, aumentou ainda mais a demanda para consolidar informações e aproveitá-las de forma positiva para os negócios.
O mercado está crescendo e profissionais com conhecimentos técnicos são procurados pelas grandes organizações.
“Engenheiros de dados possuem uma visão mais arquitetônica, enquanto os cientistas de dados trazem conceitos de estatística”, cita o professor Reinaldo.
Além disso, profissionais formados em biblioteconomia têm conhecimento de lógica que pode ser utilizado nas funções relacionadas à análise e uso do Big Data.
As empresas dão espaço para quem tem expertise em tecnologia, estatística, e conhecimento técnico para resgatar informação, porque às vezes há a capacidade de guardar e nem sempre de recuperar informação. E isso é um ponto importante para as organizações.
Departamentos que utilizam Big Data
Muitas áreas utilizam e podem se beneficiar com o uso do Big Data dentro de uma companhia.
Você pode ver profissionais que armazenam e analisam os dados em departamentos de Marketing, Financeiro, de Relacionamento com Clientes e de Suporte.
Tudo isso para transformar as informações em soluções para a gestão do negócio.
Aprofunde seus conhecimentos na área
Se você se interessa pelo tema e precisa aprofundar seus conhecimentos nessa área, não perca tempo e conheça os cursos que o LABFIN.PROVAR – FIA desenvolve.
A Pós-graduação Especialização em Inteligência de Mercado e o MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado são programas específicos para quem pretende aprender mais sobre análise e tratamento de informações e se desenvolver nesse campo profissional.
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Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR