O uso inteligente de dados é um trabalho cada vez mais presente no dia a dia do mercado, mas que muitas vezes não é bem compreendido pelas pessoas. Vamos entender melhor do que isso se trata e qual é a sua importância para os negócios. Afinal, por que hoje em dia é tão essencial que os profissionais entendam o que é e como aplicar essa prática?
Em primeiro lugar, o uso inteligente de dados nada mais é do que trabalhar bem os dados que estão disponíveis digitalmente. É a evolução do que a gente já tem em computação, estatística e entendimento do comportamento humano.
Antigamente, essas informações ficavam acessíveis somente às grandes corporações. Mas hoje existe uma profusão desses dados.
Atualmente, é possível acessar diversas informações de forma fácil. Com elas, trabalhamos melhor a percepção do consumidor, a voz do cliente, entre outros pontos importantes.
Por isso, é preciso enxergar o uso inteligente de dados como as informações digitalizadas que a sociedade está produzindo e que estão disponíveis para serem usadas nos negócios, na tecnologia e em diversas outras áreas.
Uso inteligente de dados aplicado ao Marketing
Uma das áreas onde temos maior profusão de dados para trabalhar hoje em dia é o Marketing. Hoje em dia existem diversas ações realizadas nesse setor que geram muitos dados analíticos, mas o consumidor está cada vez mais complexo.
Atualmente, o processo de decisão de compra de um consumidor passa pelo contato com inúmeras empresas, pessoas, informações disponíveis na internet e comparações. Ou seja, é muito diferente do que era antes.
Agora, imagine que com o uso inteligente de dados é possível juntar as interações do mundo físico com as interações do mundo digital em um só grande modelo para desenvolver as estratégias certas.
Dessa forma, é possível visualizar o caminho que foi percorrido pelos consumidores que demonstraram intenção de compra do seu produto e fazer as mudanças necessárias para alcançar resultados mais positivos.
Antes, o trabalho era baseado em poucas informações, intuição e nas grandes tendências. Agora, é possível coletar informações detalhadas e em grande volume. Em outras palavras, os negócios têm a possibilidade de atuar com muito mais precisão no mercado.
Criatividade unida ao uso inteligente de dados
É importante ser capaz de usar os dados coletados para alimentar a capacidade de criação de informação. Da mesma forma que as pesquisas tiveram um papel fundamental nas últimas décadas em fornecer para as marcas e para os criativos informações valiosas sobre os consumidores para novas ideias de produto e de comunicação, o uso inteligente de dados faz isto num grau exponencial muito maior.
Hoje, é possível saber o que seu consumidor está falando em tempo real. Analise essas informações, encontre os pontos mais interessantes e, então, deixe a criatividade rolar solta. Portanto, é preciso unir o trabalho de dados e de criação.
Não deixe que o trabalho com os dados dispense a influência da criatividade e do subjetivo, e nem que a atividade criativa negue os dados por acreditar que as decisões serão totalmente financeiras e numéricas. Definitivamente, ambos precisam andar lado a lado.
Mercado e mundo acadêmico
Para que profissionais estejam cada dia mais preparados para superar os desafios do mercado, é essencial aproximar a realidade dos negócios do mundo acadêmico. E o uso inteligente de dados está inserido nisso.
Por isso, o LABFIN.PROVAR – FIA possui um corpo docente de mestres e doutores com grande atuação no mercado, além de apresentar uma excelente didática.
Afinal de contas, os negócios exigem que profissionais aprofundem seus conhecimentos nos estudos e sejam capazes de aplicá-los com segurança no dia a dia de trabalho.
Se você está pronto para dar o próximo passo na sua carreira e dominar o uso inteligente de dados nos negócios, não perca tempo e conheça o MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado, oferecido pelo LABFIN.PROVAR – FIA.
Veja também: Conheça todas as vantagens do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado para os seus estudos
Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR