Se você trabalha no segmento de franchising, certamente pensou na possibilidade de alcançar novos mercados e obter crescimento. Assim como você, muitos empreendedores têm o desejo de expandir seus negócios para além das fronteiras e conquistar os mercados de outros países. No entanto, muitos não sabem por onde começar o processo de internacionalização de franquias.
Para entender um pouco mais desse assunto, levantamos algumas etapas necessárias para iniciar sua expansão. Continue lendo este artigo e confira quais são os passos essenciais para esse processo. Reflita quais são os pontos mais importantes, os cuidados necessários e tire suas dúvidas.
5 passos para a internacionalização de franquias
1 – Conheça o mercado
O primeiro passo é conhecer o mercado no qual a empresa será internacionalizada. Nesse ponto, é bastante importante ter contatos de pessoas que tenham vasto conhecimento sobre o mercado em questão e experiências anteriores no segmento.
Nesse sentido, é preciso confiar em alguém que realmente tenha profundidade em seus conhecimentos e refletir sobre suas observações. Afinal de contas, um dos fatores de maior importância já é sua responsabilidade total, que é conhecer a fundo a sua empresa.
2 – Estude o consumidor
O segundo passo é conhecer o consumidor desse mercado. Onde ele costuma comprar? Quais são seus hábitos de consumo? É preciso entender seu público-alvo, qual o perfil de vida e de consumo. Saber dados demográficos, geográficos, entre outros dados facilitará sua produção e a comunicação com seus clientes.
Dessa forma, é possível realizar uma segmentação assertiva e dar direcionamento do produto de uma maneira que chegue ao seu futuro cliente. Isso é muito importante para a definição do modelo de negócios.
Tenha em mente que você está expandindo sua empresa para atuar em uma cultura totalmente diferente. Em outras palavras, o comportamento dos consumidores será outro, e talvez extremamente distinto da realidade dos brasileiros.
3 – Analise a concorrência
O terceiro passo é analisar a concorrência. Quem são os principais concorrentes desse mercado? Para onde eles estão expandindo? Como estão fazendo isso? Quais são os modelos de negócios que estão utilizando para a expansão?
Esta etapa consiste em muita pesquisa e estudos para chegar a conclusões. A qualidade das análises dos concorrentes, assim como do comportamento dos consumidores, deve fazer amplo uso de Inteligência de Mercado, coletando informações de diversas fontes e organizando-as de maneira que facilite o acesso.
4 – Defina o modelo de negócio
O quarto passo é, então, definir o modelo de negócio ideal para começar o movimento de expansão. A partir dessas definições, também é importante se manter aberto para fazer todos os ajustes que forem necessários.
Em outras palavras, tenha o cuidado de manter o DNA da sua empresa, mas entenda que o seu funcionamento certamente será diferente em outros países. Afinal de contas, você estará entrando em outras culturas.
5 – Crie um plano de negócios
Por último, o quinto passo é definir um plano de negócios (Business Plan) que seja desenvolvido com duração de 5 a 8 anos.
Nessa etapa, o foco é conseguir identificar qual é a viabilidade do negócio, o seu potencial e fazer os cálculos necessários para encontrar o valor do capital para investimento para que a empresa receba o retorno esperado.
Ou seja, você certamente terá que desembolsar dinheiro para fazer os primeiros investimentos. Para que a sua empresa ganhe relevância entre as outras e desperte o interesse de investidores, é preciso, em primeiro lugar, que você pilote o barco.
Invista em conhecimento
Como pudemos ver, todas as etapas do processo de internacionalização de franquias envolvem estudos e dedicação. Para que o processo seja bem sucedido, é preciso investir em conhecimento.
Por isso, o LABFIN.PROVAR – FIA desenvolveu o MBA Gestão de Franquias, um curso voltado para profissionais inseridos neste mercado.
Se você deseja ver sua franquia crescer e se destacar no mercado, conheça a metodologia inovadora do curso e construa uma rede de networking de qualidade.
Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR