Pode o varejo ser sustentável? Um caso de sucesso no Shopping Eldorado

Realistic Light Bulb Infographic2

Pode o varejo ser sustentável? A pergunta que se faz impacta não só o meio ambiente, mas também a economia. Um exemplo bem-sucedido no varejo é o caso do Shopping Eldorado. Reconhecido com prêmios e destaque na implementação de boas práticas ambientais, o shopping tem uma atuação ativa, que serve de inspiração para as mais diversas organizações do segmento.

O Eldorado sempre teve em seu DNA a preocupação com as questões ambientais, por este motivo busca intensamente formas de amenizar os danos causados pela operação no ambiente.

Como resultado desta cultura o shopping possui projetos como o “Uma lata um Sorriso” em parceria com a empresa Novelis. Com o projeto, desde 2003, já foram reciclados mais de 60 mil quilos de latinhas. Toda a verba arrecadada com a venda dessas latinhas é destinada ao GRAACC. Além disso há uma preocupação com o tratamento da água, reutilizando-a na irrigação dos jardins do shopping. E, finalmente, o Telhado Verde. Com esse projeto, cerca de 1 tonelada de lixo orgânico gerada diariamente nas praças de alimentação recebem um destino ecologicamente correto.

As sobras de alimentos recebem enzimas que aceleram o processo de compostagem, retiram o odor desagradável e são transformados em adubo. Hoje são geradas quatorze toneladas de adubo por mês, usado em na horta que está localizada no telhado do Shopping. No local é produzida uma variedade enorme de legumes, verduras e ervas, e toda a produção é destinada aos colaboradores do Shopping Eldorado. Desta forma o projeto trabalha com o tripé da sustentabilidade: meio ambiente, economia e social.

Que conhecer mais? participe da palestra, clique aqui!