Sustentabilidade nas empresas

A preservação dos recursos naturais e do meio ambiente tornou-se um assunto muito importante nas últimas décadas. Estudos mostram que se a população mantiver seu nível atual de consumo, as empresas continuarem a extrair recursos naturais deliberadamente e sem projetos de reposição à natureza, e o governo não atuar de forma a inibir, incentivar e educar, o planeta Terra entrará em colapso e a vida humana sofrerá graves consequências devido à má utilização do seu ambiente.

No livro “Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21”, o autor José Carlos Barbieri alerta que as empresas devem utilizar seus recursos de modo mais eficiente, e o esforço despendido para compreender e dominar problemas ambientais deve constituir um dos capítulos mais importantes da história da ciência e tecnologia. As empresas devem se organizar para apresentar um sistema de gestão mais ético, transparente e com processos mais limpos, pois a fiscalização está mais rigorosa e os consumidores cada vez mais atentos.

Dessa forma, o papel do governo e das empresas não deve se restringir apenas a criação de leis e práticas de produção sustentáveis, ambos são responsáveis por educar e instruir a população sobre o consumo consciente, o método correto de descarte ou a reutilização de materiais e preservação do meio ambiente. Tanto nas escolas quanto nas organizações, este assunto deve ser tratado com importância e seriedade, revelando assim à população e gerações futuras as formas adequadas de cuidar do local em que vivem.

Nesse sentido, o conceito de Marketing Verde pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica que busca o equilíbrio entre o consumo com o menor impacto possível ao meio ambiente, criando produtos ecologicamente corretos que vão desde a sua produção até o seu reaproveitamento ou descarte para atender a uma demanda crescente de clientes ambientalmente conscientes. A adoção de estratégias de Marketing Verde pode ser muito valiosa no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos, além de cooperar com a imagem social e ambiental das empresas.

 

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com