Não é raro ver executivos experientes afirmando que a área comercial é o coração de uma empresa. Existe um bom motivo para isso: não adianta ter uma produção eficiente, a logística articulada ou o setor financeiro arrojado, se não houver vendas. E, para isso, é preciso contar com profissionais qualificados em gestão de vendas.
Atualmente, existe uma alta demanda por esses profissionais, especialmente aqueles que têm uma visão 360° do mercado. Isso significa que são capazes de entender as relações que a empresa mantém com os clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, sócios. Ele tem uma boa percepção da empresa e pode levar isso em consideração, ao tomar decisões.
A importância da área comercial na empresa
A área comercial é a responsável por gerar novos negócios à empresa, o que já é um motivo essencial para ser considerada como área de grande importância. Porém, não é apenas isso que ela faz.
Depois que a empresa conquista um novo cliente, os profissionais da área comercial também são os responsáveis por sua fidelização. Ou seja, é o trabalho deles que determina se esse cliente vai comprar novamente no futuro ou não.
Vale a pena lembrar que, quando um cliente compra novamente, a empresa gera mais receita sem gastar com a aquisição de clientes (CAC). É por isso que muitos afirmam que fidelizar um cliente antigo custa menos do que conquistar um novo.
Outro ponto fundamental é que os profissionais da área comercial são a janela pela qual o mundo vê a empresa. Existem negócios nos quais existem uma equipe de atendimento e outra comercial, mas, na maioria dos casos, as atividades se misturam.
Então, quando alguém é atendido pela equipe comercial, isso determina qual será a identidade da empresa. A maneira como o mercado percebe uma marca está relacionada à qualidade dessa equipe.
A demanda por profissionais de gestão de vendas
Se a equipe de vendas é responsável por conquistar novos negócios, fidelizar clientes e representar a marca, é natural buscar profissionais bem qualificados para essa área. O rigor é ainda maior quando se trata de recrutar alguém para liderar a equipe. Por isso, as empresas apresentam uma forte demanda por profissionais de gestão de vendas.
Já não basta ser um ótimo vendedor para assumir a posição de gerente ou diretor comercial.
Agora, as empresas esperam que esses líderes tenham conhecimentos e habilidades para lidar com pessoas. Desse modo, saberão avaliar os pontos fortes e fracos, delegar tarefas, promover a integração e a colaboração no time.
Além disso, também exigem que eles tenham domínio em relação ao planejamento estratégico. É necessário saber estabelecer metas, avaliar os resultados e identificar empecilhos que atrapalham a performance.
Em outras palavras, quem ocupa um cargo de gestão de vendas não pode pensar apenas no cliente e na venda, mas também ser capaz de entender todo o sistema no qual a empresa se insere, as relações que ela estabelece, a sua posição no mercado. Afinal, tudo isso interfere, direta ou indiretamente, na relação com o cliente.
Com tantas expectativas, os cargos de liderança das equipes comerciais são bem remunerados. Portanto, também são fortemente disputados.
A pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação do LABFIN.PROVAR – FIA
O LABFIN.PROVAR – FIA oferece uma alternativa de especialização em gestão de vendas aos profissionais que desejam se inserir no mercado, frente a essa demanda por pessoas qualificadas para assumir cargos de liderança na equipe comercial.
A Pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação é um programa desenvolvido justamente para promover essa qualificação. Em geral, é comum encontrar cursos de curta duração abordando técnicas de vendas e negociação. O curso do LABFIN.PROVAR – FIA inova ao promover uma formação, de fato, voltada para a gestão.
O conteúdo foi elaborado com a colaboração de gestores e diretores da área comercial, e também da área de compras, provenientes de empresas nacionais e multinacionais. Por isso, o curso traz conceitos, ferramentas e técnicas relevantes para quem atua na gestão de vendas.
A Pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação é desenvolvida por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações. Incentivam-se o debate e a troca de ideias entre os alunos e os professores.
A matriz curricular inclui conteúdos essenciais para qualquer profissional que deseja alcançar um cargo de liderança na área comercial, como:
- estratégia e marketing em vendas;
- planejamento de vendas e gestão de canais;
- gestão de pessoas em vendas;
- gestão financeira e controladoria de vendas;
- técnicas de vendas, tecnologia e inovação.
O corpo docente é formado, principalmente, por mestres e doutores, além de especialistas e profissionais com notório saber e sólida experiência, tanto no mercado quanto na sala de aula. A carga horária é de 420 horas/aula, das quais 360 horas são desenvolvidas em aulas presenciais e 60 horas em atividades EAD de estudos dirigidos.
Para a obtenção do certificado, o aluno deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, no qual colocará em prática os conhecimentos adquiridos durante a pós-graduação.
A Pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação do LABFIN.PROVAR – FIA é credenciada pela ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), pela FIA (Fundação instituto de Administração) e pelo MEC.
O curso é ideal para quem trabalha na área comercial e quer avançar na carreira, assumindo uma posição gerencial em empresas de serviços, varejo, indústria ou do terceiro setor.
Quer saber mais detalhes sobre esse curso? Acesse a página e descubra como você pode investir na sua qualificação profissional e aumentar as chances de conquistar um cargo de liderança na área comercial.